SBCD

Educação Continuada da SBCD oferece capacitação em Hospital de Teresina (PI) 

25 ago 2023

A ação, direcionada aos profissionais de saúde do Hospital do Mocambinho, reforçou os cuidados com o uso de antibióticos e prestou orientações nos casos de síndromes com transmissão sexual

A Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), por meio do departamento de Educação Continuada, realizou um programa de capacitação voltado para a equipe médica e multiprofissional da Unidade Integrada do Mocambinho, conhecida popularmente como Hospital do Mocambinho.

A unidade, localizada em Teresina, no Piauí, é administrada pela SBCD desde o mês de julho de 2023, sob contrato de gestão com a Secretaria Estadual de Saúde do Piauí (Sesapi). Desde então, a organização social vem promovendo melhorias nos processos internos e de estrutura física do hospital para garantir a qualidade assistencial aos cidadãos piauienses.

Entre as ações em andamento pela SBCD no hospital estão os treinamentos internos e interlocução direta com a equipe multiprofissional. “Esses treinamentos reforçam e acompanham as metodologias mais avançadas do serviço assistencial e fortalecem a cultura de aprimoramento constante no cuidado de pacientes”, explica o diretor da unidade, Helder Meneses.

Em julho, logo após assumir a gestão da unidade, dois treinamentos foram realizados e abordaram temas importantes com ênfase em tratamentos com uso de antibióticos e síndromes de transmissão sexual. A capacitação levantou situações e formas de atuação para os casos, bem como esclarecimentos sobre a observações necessárias em cada situação pelas equipes.

Prática clínica mais embasada

Com os temas “Aprimoramento em Antibioticoterapia com Ênfase em Cefalosporinas” e “Abordagem das Síndromes de Transmissão Sexual”, a Educação Continuada proporcionou um treinamento com o objetivo de abranger campos essenciais para a prática clínica.

A motivação para os temas utilizados surgiu em resposta à crescente prevalência do uso de cefalosporinas na prática médica contemporânea.

As cefalosporinas fazem parte de um grupo de antibióticos que atuam no combate as infecções bacterianas, enfraquecendo e causando a morte das bactérias, impedindo sua multiplicação e propagação. São utilizadas no tratamento de uma ampla variedade de infecções bacterianas, incluindo infecções do trato respiratório, infecções urinárias, infecções da pele, infecções ósseas, infecções do trato gastrointestinal, entre outras.

O treinamento junto aos profissionais do Hospital do Mocambinho visa explorar a fundo essa realidade do uso desses medicamentos, englobando tópicos como vias de administração, farmacocinética, farmacodinâmica, indicações principais e aspectos necessários.

Esses conhecimentos são fundamentais e possuem um desempenho crucial para assegurar a eficácia e segurança no tratamento com esses fármacos.

Hospital do Mocambinho, em Teresina, no Piuaí.

Diagnóstico, tratamento e abordagem holística

No tema abordado nas sessões de capacitação sobre “Síndromes de Transmissão Sexual”, o objetivo foi oferecer um ambiente propício para o aprendizado, priorizando o acolhimento e a colaboração entre profissionais de diversas áreas.

As orientações ministradas aprofundaram-se no diagnóstico, tratamento e abordagem holística das doenças sexualmente transmissíveis. A ênfase do treinamento recaiu sobre a importância de uma equipe multidisciplinar coesa, que inclui médicos, enfermeiros, psicólogos e outros especialistas da saúde, com o propósito de oferecer assistência integral e efetiva aos pacientes.

A condução das sessões ficou sob a responsabilidade do Dr. Felipe Félix, médico formado pela Escola Superior de Ciências da Saúde do Distrito Federal, com residência médica em infectologia pela Universidade Federal de Dourados, no Mato Grosso.

As aulas foram realizadas utilizando recursos digitais, gravadas e disponibilizadas em uma plataforma dedicada, possibilitando que os participantes revisitassem o conteúdo apresentado.

Esse formato flexível de aprendizado permitiu que os profissionais se engajassem no programa de acordo com suas disponibilidades e ritmos de trabalho e vida pessoal, aumentando a aderência ao Programa de Educação Continuada.

Para assegurar a confidencialidade e o controle de acesso, os participantes receberam credenciais de login e senha personalizadas, garantindo uma experiência de aprendizado segura e de fácil alcance. Isso contribuiu para a efetiva disseminação do conhecimento entre a equipe médica e multiprofissional.

Por meio do programa de capacitação, é constatado um compromisso substancial com a constante atualização dos saberes da equipe de saúde, resultando em uma prática clínica mais embasada, competente e compassiva.

O enfoque multidisciplinar adotado nas sessões que trataram das síndromes de transmissão sexual também realçou a importância da colaboração interdisciplinar para um tratamento abrangente dos pacientes. Isso significa que os profissionais podem e devem interagir em busca de resoluções positivas aos casos de saúde, utilizando as trocas de saberes e experiências em benefício do tratamento. Por meio dessa iniciativa, é previsto pela SBCD um impacto positivo na qualidade assistência médica oferecida à comunidade.

Pular para o conteúdo