SBCD

SBCD, Prefeitura e Secretaria da Saúde de São Paulo entregam novas instalações do Caps Infantojuvenil III Santana

19 ago 2022

Hoje, 18 de agosto de 2022, foi entregue a nova instalação do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil III Santana, na zona norte da cidade de São Paulo.

Em cerimônia, o presidente da Sociedade Beneficente Caminho de Damasco (SBCD), Luis Antonio Herce, o prefeito da cidade de São Paulo, Ricardo Nunes e o secretário municipal de saúde Luiz Carlos Zamarco, apresentaram a nova unidade que dispõe de 29 salas, com ampliação do espaço físico em relação ao endereço anterior, possibilitando a realização de atividades físicas e coletivas, como jogos com bola e terapias artísticas. Com as novas instalações, a unidade ganhou mais um leito para acolhimento integral, totalizando seis leitos de internação e um para observação.

A unidade, referência no cenário de novas práticas em saúde mental do município, funciona 24 horas, de segunda a domingo, e está localizada no número 1.685 da rua Manuel Gaya, na Vila Mazzei. Trata-se de um equipamento estratégico para a reversão do modelo hospitalar e contribui diretamente para a redução das internações em clínicas psiquiátricas.

“Este é o sétimo Caps que requalificamos, com mais instalações e uma equipe maior”, comemorou o prefeito Ricardo Nunes. “Conta com 57 profissionais, entre eles um pediatra, quatro psiquiatras, seis psicólogos, duas fonoaudiólogas, três terapeutas ocupacionais e quatro novos técnicos de enfermagem, além de três assistentes sociais, profissionais de cozinha e responsáveis pela limpeza”, completou Nunes.

A unidade é caracterizada como um dispositivo de cuidado intensivo no projeto terapêutico singular (PTS) para as situações de crises, realizando um trabalho específico junto à equipe interdisciplinar de saúde, para cada caso acolhido.

“Este Caps é uma referência para as regiões de Santana, Tucuruvi, Jaçanã e Tremembé e funciona 24 horas com serviço porta aberta para transtornos gerais e persistentes de saúde mental de crianças, adolescentes e suas famílias. Desta forma, contribui diretamente com a diminuição das internações nos hospitais psiquiátricos”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Luiz Carlos Zamarco.

Em sua fala, o presidente da SBCD, Luis Antonio Herce, agradeceu a parceria e confiança na gestão da unidade, entregando uma placa em homenagem ao prefeito e ao secretário.

Pular para o conteúdo